segunda-feira, 13 de junho de 2011

Padrões de Projetos - Evento no dia 18 de junho de 2011 em Porto Alegre



Padrões de projetos - Receitas para incrementar seu software

O código fonte produzido durante o evento está disponível em: https://github.com/DUG-RS/ExemplosDesignPatterns

Nesta palestra vamos falar sobre Orientação a Objetos e sobre design patterns. Vamos aplicar técnicas dentro do desenvolvimento Delphi, de coisas bem simples, e práticas, mostrando como os desenvolvedores podem adotar no seu dia a dia.

A palestra vai funcionar no formato de aplicação de teoria e prática, usando ferramentas como DUnit para mostrar os avanços dentro do código fonte. Vamos iniciar com uma aplicação de exemplo e refatorar ela usando algumas das boas práticas.

Nos vemos lá!

Onde vai ser?

Na Faculdade Dom Bosco em Porto Alegre, a partir das 9h no dia 18 de junho de 2011. A Faculdade Dom Bosco fica na rua Rua Marechal José Inácio da Silva, nº 355. Bairro Passo d'Areia, Porto Alegre, RS.

Quem vai conduzir a brincadeira?

Daniel Wildt é desenvolvedor de software. Trabalha para gerar melhoria contínua em indivíduos, equipes e organizações. Gerar qualidade de vida é o mantra. Atua em comunidades de prática, fundou e/ou participa de grupos como GURU-RS, GUTS-RS, XP-RS/GUMA-RS, DUG-RS, RSJUG, IASA-POA. Na Trevisan Tecnologia tem o papel de CTO (Chief Technology Officer). Mais informações no http://danielwildt.com ou no Twitter @dwildt.

Samuel "Muka" David é desenvolvedor Delphi desde os primórdios da ferramenta é especialista em reconstrução de software e criação de componentes. É amante de desenvolvimento OO e viciado em refatoração. Sempre em atrás da técnica perfeita, vaga o mundo em busca de mestres desenvolvedores para adquirir seus conhecimentos. Colunista da ActiveDelphi. Instrutor oficial Delphi pela Aquasoft. Palestrante da Delphi Conference 2009 e 2010. Atualmente é responsável pela área de desenvolvimento da FTM Sistemas.

O código fonte produzido durante o evento está disponível em: https://github.com/DUG-RS/ExemplosDesignPatterns

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Material sobre o evento "Melhore seu código sem começar de novo"


Nosso ultimo evento, "Melhore seu código sem começar de novo", tivemos uma um sequencia de pequenas praticas que quando aplicadas com frequência nos trazem uma serie de benefícios capas de poupar várias horas de recodificação. A maior parte dessas dicas saíram de duas palestras do grande sensei Klaus Wuestefeld.
A primeira apresentada no Agile Brazil 2010, com o titulo "Learning and Coolness - Beyond XP" esta disponível em http://www.infoq.com/br/presentations/learning-and-coolness-beyond-xp
A outra foi no Agile Day 2010 em Porto Alegre, com o titulo "Dilema" e está disponível emhttp://vimeo.com/17503418?ab
Fica também uma ótima dica postada pelo mestre, 8 dicas para se tornar excelente, emhttp://rodrigodotnet.wordpress.com/tag/klaus-wuestefeld/ .